Pós-graduações do ICHS e do IE recebem notas altas pela Capes

De trinta e três programas de pós-graduação da UFRRJ, vinte mantiveram as notas anteriores, seis obtiveram elevação do conceito e sete receberam avaliação inferior à do período anterior – por Ingrid Curityba

O ICHS e o IE protagonizaram recentemente boa avaliação de 4 das 6 pós-graduações da UFRRJ que obtiveram maiores notas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão que regula, fiscaliza e avalia a qualidade das pós-graduações strictu sensu no país.  O programa de pós graduação em História obteve nota 5, o de Ciências Sociais e Psicologia tiveram uma elevação de 3 para 4 e Filosofia  obteve nota 3.

A CAPES tem, como conceito de excelência, as notas 6 e 7. A avaliação tem como objetivo certificar a qualidade da pós-graduação e identificar as assimetrias regionais de conhecimento do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG), para orientar e expandir os programas em território nacional.

Nesta primeira etapa, foram analisados os programas, com, pelo menos, um ano de funcionamento. Os critérios utilizados consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo discente, corpo docente, produção intelectual e inserção social.

Desafios na avaliação

Em uma conversa com o Coordenador da pós-graduação de Filosofia, Afonso Henrique, a nota obtida foi uma repetição da nota inicial durante o período de fundação. Entretanto, a avaliação de quesitos do programa, em geral, foi muito boa. Mas por ser uma avaliação realizada em quatro anos, o curso teve uma análise satisfatória, porém incompleta por ter apenas três anos de existência.

No entanto, após uma reunião de colegiado ficou decidido de que uma reavaliação deveria ser feita já que todos concordaram  que a nota foi incoerente com os conceitos recebidos. Portanto, o pedido foi homologado pela Pró Reitoria de Pós-graduação e enviado para a plataforma Sucupira, que é uma ferramenta online para coletar informações, realizar análises e avaliações. “De certa forma sabemos da dificuldade, porém estamos esperançosos por ter sido uma boa avaliação”, diz Afonso.

Assim como o programa de Filosofia, o de Ciências Sociais também enfrentou alguns problemas para alimentar de forma correta os dados na plataforma online. Apesar disso, alcançou uma nota superior à avaliação anterior que, segundo a Coordenação, é fruto de um trabalho progressivo realizado desde 2014.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) tem realizado seminários de avaliação anuais para examinar questões levantadas pelo corpo discente e docente. Essas avaliações serviram para o aperfeiçoamento da produção científica e técnica, daí o bom resultado adquirido. “O aumento de nota foi obtido mantendo a constância do corpo docente, o qual é 100% dedicado também ao ensino de graduação, um programa com poucas bolsas e em uma região periférica do Estado do RJ, enfrentando as dificuldades de infraestrutura da UFRRJ. Temos muito a comemorar”, diz Naara Luna, Coordenadora da pós-graduação de Ciências Sociais.

Mais informações no link:

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8557-divulgado-o-resultado-da-1-etapa-da-avaliacao-quadrienal-2017

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Inovações e resistência marcaram a VII RAIC da UFRRJ

    Baixada Fluminense foi tema da Semana Acadêmica de Ciências Sociais

    II Seminário de Formação de Profissionais do Magistério acontece na UFRRJ 

    PPGFIL apresenta 3º Simpósio de Filosofia Antiga

    PET Dimensões da Linguagem promove 1ª Edição do Identidades